segunda-feira, 10 de setembro de 2012

GASES JLB

GASES JLB

...durante os 30 anos dos Telectu, o Jorge Lima Barreto, só foi duas vezes a um Hospital; infelizmente - para todos nós -, da segunda vez faleceu; mas da primeira vez foi assim que tudo se passou: estava eu a compor para o meu Vidya Ensemble, a terminar uma peça para vibrafone solo, quando aparece o Jorge na sala a dizer-me: "Ligue urgentemente para o Gonçalo Falcão, que eu estou muito mal do estômago... Deve ser um cancro"; e eu digo: "Mas não terá sido algo que comeste?"; e ele: "ligue imediatamente para o Gonçalo"; e eu: "Mas ele está a trabalhar"; então ligue ao meu irmão @luis lima barreto; acabei por ligar para os dois, tal era o ar de gravidade da coisa; o Gonçalo sai do emprego e o irmão do Jorge sai de um ensaio (ia ter espectáculo no Tatro da Cornucópia nessa noite); vamos todos ao hospital, e chegados lá, o Jorge apercebe-se que há "regras", tipo "senhas", para se entrar; então resolve entrar sem ser a vez dele; aparece logo um médico a perguntar o que está ali a fazer, e ele começa a dizer que está a morrer... e de repente diz que é de Vinhais e que o pai é lá médico; não é que esse médico era de Vinhais?... mandou logo entrar o Jorge e começou a fazer todos os testes; nós, cá fora, continuavamos à espera; de repente, sai o Jorge a correr, e diz-nos: "Vamos embora"; e eu digo: "E o teu irmão?";e diz o Jorge: "Diz-lhe que está tudo bem"; o irmão vai embora, e nós entramos no carro, e mal partimos perguntamos: "O que é que tens?"; e o Jorge dizia: "Vá... Vamos mas é sair daqui para fora"; e lá iamos andando e eu voltava a perguntar: "Mas que é que tens?"; e o Jorge nada dizia... Até que chegamos a casa, e o Gonçalo pergunta de novo: "Ó Jorge, diga lá o que tem, senão ficamos preocupados"; e diz o Jorge a enrolar as palavras: "Era... Não sei quê... aerofagia... gases"; e nós ao mesmo tempo: "Gases???"; e cagamo-nos a rir...

1 comentário:

  1. Grandes músicos os Lima Barreto, tal como tu Rua. Cumprimentos de vinhais, Abraço.

    ResponderEliminar