segunda-feira, 10 de setembro de 2012

EXAME TOTAL

EXAME TOTAL

...um dia fui fazer o exame de maiores de 23 anos, na FCSH; mal cheguei lá, era a minha vez e entrei; estavam um Professor e duas professoras; entrei e começaram a entrevistar-me; e eu ia respondendo; até que me perguntaram o que eu poderia contribuir para aquela instituição; e eu respondi: "Poderia, por exemplo, tentar evitar erros existentes na Enciclopédia que estão a conceber"; (entretanto já foi publicada essa Enciclopédia); e uma das professoras diz-me: "Ai isso não somos nós, são os outros... Do INET"; e eu digo: "E o INET não é um Centro desta Universidade?"; e ela abanava as mãos como para afastar o diabo e dizia-me: "Isso são os outros"; fiquei a saber, logo no primeiro instante, que havia "uns" e os "outros", nas Ciências Musicais dessa Universidade; depois pediram-me para cantar um tema de Bach; eu respondi que não sabia cantar; e eles diziam-me: "Não tem problema... Os outros seus colegas também não sabem"; e eu dizia: "Mas eu não vou cantar, porque não sei cantar"; eles insistiram e eu recusei sempre; depois uma das professoras diz para eu tocar uma peça no piano: e eu digo-lhes que não sei tocar piano; e eles insistem... que os outros colegas também não sabiam tocar e tocaram...; e eu dizia: "Eu não sei tocar piano, e não vou tocar piano; depois a outra professora, ia-me tocando intervalos no piano para eu os identificar; eu respondoa coisas como "É um intervalo de sétima maior, com Sexta-Feira Santa"; e ela, abanava rapidamente a cabeça, e dizia-me: "Como? Desculpe?"; e eu lá disfarçava e dizia: "É Uma sétima com quinta bemol"; depois finalmente chega o momento em que eu deveria tocar uma peça na guitarra à escolha; aí eu viro-me para os professores e pergunto-lhes se posso improvisar, uma vez que eu era improvisador; o professor, responde que não, porque dessa forma não poderá avalizar a minha interpretação de uma obra; e eu digo que está tudo muito bem e que vou interpretar então, uma obra de um compositor americano; e, ligo o cronómetro do iPhone e começo a peça, 4´33´´do compositor John Cage, em que se deve permanecer em silêncio sem tocar o instrumento durante quatro minutos e trinta e três segundos; passados uns 15 segundos, diz-me uma das professoras: " O Vítor Rua pode começar quando quiser"; e eu respondo: "Mas eu já comecei há 15 segundos"; e ela pergunta: "Que peça está a interpretar?"; e eu digo: "O 4´33´´de Cage; e ela vira-se para o Professor e diz-lhe: Ó Professor, deixe-o improvisar, senão, esta é aquela peça de silêncio, e não o  vamos ouvir a tocar nada"; o Professor, contrariado, concorda que eu improvise, e dizem-me para tocar durante cerca de três minutos; eu estive três minutos a tocar com as unhas e dedos no tampo da guitarra, mas da parte de trás, da parte que não tem cordas; nem um som de uma corda eles ouviram; passei no exame e fiquei em terceiro lugar...

Sem comentários:

Enviar um comentário