terça-feira, 18 de setembro de 2012

REFLEXÕES SOBRE SOM III

REFLEXÕES SOBRE SOM III

Sobre tonicidade

Se é claro para mim que todos os diferentes sons se podem encaixar numa grande classe, a da organicidade (organizados & não-organizados), já não me étão simples incluir todos os sons noutra classe, a da tonacidade (tónicos & não-tónicos).

Veja-se o caso do som sinusoidal. Em primeiro lugar é um som criado artificialmente, ou seja, não existe na Natureza; em segundo lugar é um som particular no sentido em que não possui harmónicos (só escutamos a nota fundamental). Isso não significa - ao contrário do que nos é dito frequentemente pela Acústica - que seja desprovido de tímbre; e por último é um tipo de som que não existe na versão de "não-tónico" pois é sempre um som periódico, logo de altura definida.

Outro caso especial é o som inarmónico. É um som aperiódico, logo um ruído. Mas tem tonicidade, logo é um som tónico, ou mais precisamente, um som poli-tónico, uma vez que contrariamente ao som tónico (que possui uma tónica predominante), este som possui múltiplas tónicas e daí a maior dificuldade em atribuir uma altura definida. Podemos situar o som inarmónico algures entre o som sinusoidal e o ruído não-tónico. Embora seja mais difícil atribuir uma altura fixa a um som inarmónico, ele não deixa de conter tonicidade. E tal como o som sinusoidal, também este não existe na versão de "não-tónico".


Sem comentários:

Enviar um comentário