segunda-feira, 17 de setembro de 2012

SOM ANALÓGICO & DIGITAL

SOM ANALÓGICO & DIGITAL

Quando dizemos que um som é analógico ou digital, a que nos estamos na realidade a referir?
Uma das possíveis respostas é que nos estamos a referir à forma como é registado ou reproduzido qualquer tipo de som (analógica ou digital); outra é a de que nos referimos a um som emitido por um instrumento analógico (e.g. sintetizador analógico), ou por um instrumento digital (e.g. o sampler).

Existem duas formas de registar um som:
- processo analógico: por via mecânica (e.g. o gramofone de Edison) ou por via eléctrica (microfone, transducer e um amplificador de sinal).
- processo digital: por via de gravadores como o Dat, mini-disk, mp3, ou instrumentos como o sampler que regista os sons de forma digital.

A gravação analógica regista de forma mecânica ou eléctrica (criando uma onda mecânica ou eléctrica análoga à onda do som original) qualquer som.
A gravação digital regista de forma numérica (0´s e 1´s) qualquer som.

Um som registado por processo analógico e o mesmo som registado por processo digital, diferem um do outro quando reproduzidos, apenas qualitativamente. E por "qualitativamente" referimo-nos ao tímbre. Existem audiófilos que defendem que o som analógico é mais "quente" que o som digital e que o som digital é mais "brilhante" que o som analógico. Mas o que é um facto, é que essa diferença qualitativa é minimal.

Experiências efectuadas por um psicólogo do som em 1997 com cento de sessenta audiófilos, de forma a testar se estes se apercebiam das diferenças entre som reproduzido de forma analógica da digital, apenas quatro detectaram essa diferença. E isto em 1997. Hoje a tecnologia avançou imenso e essa, já de si, minimal dissimilitude, é na actualidade ainda mais ínfima.   

Mas a existência destes dois tipos de sons é uma realidade, e por muito similares que nos pareçam aos ouvidos, são na realidade dois tipos de sons bastante diferentes.

Sem comentários:

Enviar um comentário