segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Entrevista a Vítor Rua #10 - Sobre as Partituras

Entrevista a Vítor Rua #10 - Sobre as Partituras

Durante muito tempo fez-me confusão aquela pausa de semínima do Luigi Nono, ele fazia uma espécie de um “n” e depois vi que era uma tradição e que vinha de trás, se calhar já do professor dele. Por exemplo, a escola holandesa, o Andriessen e outras pessoas também usaram isso durante um período. Cá, por exemplo, só o Joly Braga Santos usava esse traço assim a verde.
Gosto de observar a própria caligrafia, de ver. É quase como olhar para uma pintura, gosto de ver… Há pessoas, por exemplo o Pascal Dusapin, um compositor francês recente, que é tudo a régua… Aliás, até creio que ele tem coisas editadas relacionadas com pintura – uma exposição das próprias partituras. Outros compositores já fizeram isso. O Ligeti, por exemplo, tem coisas em que chega a fazer o traço da semínima de uma determinada forma para não interferir com outros sinais que estão por cima e por baixo. E aquilo, a determinada altura, fica com um certo humor. Mas funciona, e agrada-me ver esse lado. Mas quer dizer, isto são coisas que, não sei bem porquê, prefiro a ver o impresso. Aliás, talvez também por isso é que mesmo tendo os computadores e os programas mais sofisticados, nunca escrevi neles – ou se às vezes escrevo qualquer coisa é para dar um exemplo rápido…
Quase que prefiro o acto de repetir, aqueles sinais tradicionais de repetição. Mesmo que tenha que repetir a nota cinquenta vezes, prefiro pôr cinquenta notas porque posso pôr nuances diferentes para cada uma, de articulações, dinâmicas, ou assim. E gosto do lápis, da borracha, da régua, de uma boa folha, e depois se é na vertical, se é na horizontal. Mas o Arbeit French Fries foi para mim uma peça muito importante, foi uma encomenda da OrchestrUtopica, e é importante porque me permite explicar também imensas coisas do início, para ver como é que às vezes coisas simples podem gerar aparentemente coisas mais complexas – pelo menos para mim são complexas.

Sem comentários:

Enviar um comentário