segunda-feira, 17 de setembro de 2012

SOM ACÚSTICO

SOM ACÚSTICO

"Todo o som que escutamos é um som acústico".

Esta é uma afirmação estranha. Então o som que escuto do meu amplificador quando toco guitarra eléctrica, é um som acústico? O som do meu sintetizador electrónico que escuto pela minha aparelhagem hi-fi é acústico? O som que ouço quando presencio um relâmpago, é um som acústico? O hum que a minha lâmpada eléctrica emite no meu escritório, é um som acústico?

A resposta é: sim, escutamos esses sons de forma acústica. Mas esses sons que escutamos de forma acústica, são gerados electricamente, electronicamente ou digitalmente. Mas sã ao serem reproduzidos  convertidos em sinal acústico.

O som da nossa voz é acústico; um som de um fagote é acúsctico; o som de um pássaro é acústico; o som do mar é acústico; o som do vento é acústico e o som do martelar no teclado do meu computador imac tambéé acústico.

Já o som de uma guitarra eléctrica é electrico; o som de um sintetizador electrónico é electrónico; e o som de um sampler digital, é digital. Ou seja, esses sons são gerados de forma eléctrica, electrónica ou digital.

Mas escutamos sempre todos os sons  sejam acústicos, eléctricos ou digitais, de forma acústica, pois não possuimos ainda nenhum cabo ou forma wireless de ligarmos uma guitarra eléctrica ao nosso sistema auditivo.

Asssim, todo o som que escutamos  seja ele acústico, electrico, electrónico ou digital  escutamo-lo de forma acústica e não eléctrica, electrónica ou digital.

Sem comentários:

Enviar um comentário