segunda-feira, 17 de setembro de 2012

SOM MEDIUM

SOM MEDIUM

Som medium: fonte & medium em míse-en-abyme?

Diz-se "O som da Catedral de São Marcos é diferente do som da Catedral de Notre Dame. A que "som" nos referimos nós, quando falamos deste tipo de sons?Referimo-nos não ao som da fonte sonora, mas sim ao som do medium. Mas podemos realmente falar de um som medium? A visão tradicional do som diz-nos que o som são ondas que viajam no medium e que o som se localiza no medium. Mas o medium em si nãé a fonte sonora. Apenas processa o som.

Para existir som é necessário um medium e, pelo menos inicialmente, uma fonte sonora. Como exemplo, imaginemos um órgão que é tocado na Catedral de Notre Dame: o órgãé a fonte e a Catedral é o medium onde o som do órgão se realiza. Mas fora da Catedral, o som que escutamos é o de um som de um órgão que imaginamos estar dentro da Catedral, mas é esta que emite agora o som que escutamos. A Catedral é agora uma fonte sonora e o meio ambiente (cidade, campo, praia, deserto), é o medium desse novo som. Esse novo medium (e.g. imaginemos uma cidade), tem um som, que é constituído de biliões de sons de diferentes fontes sonoras e seu respectivo medium. Como aquelas bonecas russas que se desmultiplicam quando abrimos a maior.

O primeiro medium de um instrumento como a guitarra acústica é a sua caixa de ressonância e só depois vem o segundo medium: o meio ambiente onde o som se realiza.

Sob este ponto de vista, podemos falar da existência de um som medium.

Sem comentários:

Enviar um comentário