terça-feira, 2 de outubro de 2012

TACET

TACET


Quase todas as definições de música dizem que esta é “a organização de sons e silêncios”, mas até hoje a maior parte dos livros de Música só falam no que se refere aos "sons" e muito poucos se debruçam sobre os "silêncios". Mas afinal o que é o “silêncio”? “O silêncio não existe” diz François Mauriac, “viver é mantermo-nos no centro de um fluxo que só a morte interromperá”. O silêncio é um “estado sonoro” onde o receptor não acha correspondente audível que sobre ele ou ao meio ambiente interfira; expressa essa “sonoridade” dependendo de um conjunto de características tomadas como referência. No meio ambiente o silêncio é muitas vezes associado ao facto de não se ouvirem paisagens sonoras criadas pelos humanos. Um ambiente é dito em silêncio, mesmo que pássaros estejam cantarolando, pois eles fazem parte do ambiente natural. É quando “ouvimos” o silêncio da natureza. Não existe um silêncio absoluto, mas sim um silêncio audível. Segundo o Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea (2001:3412), silêncio é a ausência de barulho, de ruído. Já no The Free Dictionary (um dicionário online) a definição de silêncio é que este é “ausência de som ou ruído”. Penso que a inclusão do termo “som” é indicado e mais universal do que na definição do Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea. Aliás penso que uma vez que ruído é uma espécie de som, teria sido suficiente dizer que silêncio seria a “ausência de som”. Se silêncio é a ausência de ruído, então a definição de silêncio seria o oposto da de ruído: silêncio ≠ ruído. Mas na realidade isso não é assim tão simples. É que tal como na definição de ruído onde existem várias interpretações (físicas ou musicais) e diferentes tipos de ruído, também na noção de silêncio isso é uma realidade. Então se silêncio é ausência de barulho, de ruído, se estivermos a ouvir Bach é silêncio? Ou a música de Bach é ruído? E se estivermos a ouvir o chilrear de um rouxinol? É barulho? E, se não é, é silêncio? E duas pessoas a conversarem: é barulho, ruído ou silêncio? Ou nenhuma destas opções? Repare-se de que forma o compositor que mais relevo deu ao silêncio (o compositor John cage que escreveu uma composição só para silêncio intitulada 4´33 e que abordaremos mais a seguir) pensa deste: “a experiência sonora que eu prefiro, a todas as outras, é a experiência do silêncio. E o silêncio, em quase toda parte do mundo actual, é o tráfego. Se você ouvir Beethoven ou Mozart, você vê que eles são sempre os mesmos. Mas se você ouve o tráfego, é sempre diferente”. É interessante observar em pormenor algumas subtilezas desta sua afirmação, a começar por quando ele diz que a experiência do silêncio é uma experiência sonora, o que não deixa de – aparentemente – nos parecer um paradoxo. Depois dá como exemplo de silêncio o tráfego e que este, contrariamente a Beethoven e Mozart que são sempre os mesmos, é sempre diferente, numa alusão à aleatoriedade do tráfego e à rigidez da escrita musical de uma partitura de música. Diz-nos ainda Cage: “o silêncio é todo o som não intencional. Não existe silêncio absoluto. Assim, o silêncio pode incluir na perfeição sons de forte dinâmica e cada vez mais no século XX isso se passa”. Repare-se que em primeiro lugar Cage considera o silêncio um som embora que não intencional; que não existe silêncio absoluto (veremos isso de seguida); e que o silêncio pode conter sons de forte dinâmica. Já não bastava o facto de admitir que o silêncio pode conter sons, como ainda por cima podem ser sons de forte dinâmica. Mas será assim tão difícil de aceitar afirmações deste teor? Vejamos: sabemos que existem os infra-sons e os ultra-sons. São sons que estão respectivamente abaixo e acima do âmbito da nossa frequência auditiva. Dessa forma são sons e nós não os ouvimos (o nosso sistema auditivo não foi concebido para os escutarmos). Assim, estamos numa situação semelhante à da árvore que cai e ninguém a ouve. São sons silenciosos. Também há quem afirme, que tal como o branco é a somatória de todas as cores, também o silêncio é a somatória de todos os sons. Será que podemos provar cientificamente esse facto? A única coisa de que temos a certeza é a de que não existe silêncio absoluto. Ou a existir, existe somente na percepção de máquinas sob condições especiais acústicas, condições essas só existentes num local que se designou de câmara anecóica, onde é recriado o chamado silêncio absoluto e que pode ser registado em décibeis (neste caso de zero décibeis), mas que mal esteja presente um ser vivo, esse silêncio absoluto deixa de existir. Foi por essa experiência que passou o compositor John Cage e pôde constatar que ao querer escutar o silêncio, afinal escutou dois sons, a que depois de descritos, o técnico de som elucidou-o que um dos sons (agudo) era o seu sistema nervoso e o outro (grave) era a circulação sanguínea. A partir dessa experiência Cage tinha – segundo ele – a hipótese de seguir pela estrada que todos os compositores tinham escolhido até aí (o de produzirem intencionalmente algo), ou o de ir por um outro caminho nunca percorrido, e que era o da não-intencionalidade (ele queria ouvir o silêncio e o corpo dele não o deixou, criando não-intencionalmente som). Isso levou-o então à realização da peça de silêncio com o nome de 4´33 (correspondentes aos minutos durante os quais o ou os intérpretes estão em silêncio sem tocarem no ou nos instrumentos e fazendo assim que os sons que se ouvem, sejam do público e do ambiente que rodeia o espaço da realização da obra: é a não-intencionalidade no seu mais alto nível zen. John Tilbury pega na afirmação de Cage de que "não existe silêncio absoluto" e vai mais longe ao dizer que “o silêncio” (seja absoluto ou não) pura e simplesmente “não existe”, o que não deixa de ser uma evolução lógica para o raciocínio de John Cage, pois se não existe "silêncio absoluto" é porque existe um "silêncio auditivo" e é "auditivo" precisamente porque contém som e assim sendo esse silêncio é "som" e não "silêncio". Para Chris Cutler o "silêncio é um som que não ouvimos", o que remete novamente para ideia já iniciada por Tilbury de que "silêncio é um som". Eddie Prevóst diz que “Silence is the physical condition where a human being notices the absence of any sound. This can be relative. Awareness of small inconsequential sounds may also inhabit silence. In fact there is no silence except perhaps for those who are deaf. Remaining silent within a sound-proofed room, the subject will become aware of the sound of their blood circulating”. Já no que diz respeito ao silêncio, Schafer refere que é "ausência de som", quanto a nós, “corrigindo” a definição do Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea, segundo o qual "silêncio é a ausência de ruído". E diz que o silêncio é "negro". Da mesma forma que na óptica o branco é a soma de todas as cores, o negro é a ausência de cor (som). Para Schafer "o silêncio soa" pois "mesmo quando cai depois de um som, reverbera com o que foi esse som e essa reverberação continua até que outro som o desaloje ou ele se perca na memória". Esta última frase de Schafer parece descrever na perfeição a música de Morton Feldman - cheia de "silêncios reverberados" entre as notas. Nesta analogia sinestésica entre o "negro=ausência de cor=ausência de som”, leva-me a propor que se chame de "ruído negro" ao silêncio, da mesma forma que chamamos de "ruído branco" à "presença de todas as frequências audíveis em um som complexo". E, ao fazermos isso, estou a considerar o silêncio não um "som" como Cutler, mas um "ruído" (uma espécie de som). Giancarlo Schaffini diz que “o silêncio é a música perfeita”, naquilo que nos parece ser uma visão de acordo com a sabedoria pitagórica, para os quais o silêncio não é o vazio nem o contrário de som, mas sim que o silêncio é “Música das Esferas”. Para os pitagóricos o facto de não ouvimos essa “Música Celestial”, é como um ferreiro que já não ouve o barulho da bigorna: está tão acostumado que já não lhe dá atenção; é nesse sentido, que uma tal música nos é “silenciosa”. Uma das características que segundo Cage diferenciava os compositores europeus dos americanos, era que "estes últimos incluíam mais silêncio nos seus trabalhos". Ou seja: já não nos guiamos só pela melodia, a harmonia e o ritmo, para reconhecermos o estilo de um determinado compositor, mas agora também pelo tipo de silêncio. Aliás - segundo Cage - não se trata de reconhecer um compositor mas sim toda uma escola de compositores de um determinado País. Agora com a tecnologia digital, conseguiu-se criar o silêncio total (no que toca ao atrito provocado pela agulha no disco). Se em Cage o silêncio é alibi para se ouvir tudo o resto, neste caso, no silêncio digital, o que se pretende é a audição desse mesmo silêncio.

Sem comentários:

Enviar um comentário