quinta-feira, 18 de outubro de 2012

O QUE É UM SOM?

O som, considerado do ponto de vista da acústica, é uma vibração num meio elástico. Essa vibração, quando presente um sistema auditivo, é transformada em som. Mas existem sons que não conseguimos escutar. Conseguimos senti-los, mas não escutá-los. Não são audíveis. São inaudíveis para os seres humanos. E são-no porque excedem, para baixo ou para cima, o alcance do nosso sentido de audição. Para baixo no caso dos infra-sons e para cima nos ultra-sons. Na acústica dizem-nos que
sons abaixo dos 16 hz são inaudíveis para nós e que, portanto, são infra-sons. Sons acima dos 20 Khz tornam-se também inaudíveis para os humanos, e são considerados ultra-sons.
Os elefantes comunicam com infra-sons. Emitem sons de baixa frequência inaudíveis a nós humanos, mas que eles usam para comunicarem entre si (aviso de predadores, indicação de água ou comida, acasalamento). April Pulley Sayre é uma bio-acústica e explica-nos que,

“Bioacoustics is the study of sounds made by living things”. (Sayre, 2002:5%)

Diz-nos também que devido a certa tecnologia e recursos antes reservados aos militares, estão agora disponíveis aos cientistas:

“In recent years, hidden sounds – beyond the normal range of human hearing – have provided a whole new field of exploration. Kathy Payne has discovered that elephants make sounds - low, loud, and deep – that travel for many miles. Some of these sounds are too low for humans to hear, but people can feel them as a throbbing in the air”. (Sayre, 2002:6%)

Schafer dizia-nos que um dia alguém iria escrever uma composição para gatos:

“Pode parecer um pouco bizarro, mas é concebível que as composições pudessem ser criadas nessas frequências superiores e executadas em geradores electrónicos, exclusivamente para a apreciação dos gatos e seus amigos. Utilizando instrumentos electrónicos, vocês poderiam facilmente escrever uma sinfonia para gatos, que seria completamente inaudível para nós, e suponho que, algum dia, alguém terá a brilhante ideia de fazer exactamente isso” (Schafer, 1992:158).

A sua profecia aconteceu, mas foram os cães os escolhidos. Laurie Anderson deu um concerto para cães, escolhendo os ultra-sons como matéria-prima da sua composição. Os companheiros humanos dos cães não ouviam esses sons, mas podiam ver a reacção dos seus cães a esses sons.
Ainda há muito a descobrir sobre os infra e ulta-sons e sobre as formas artificiais e naturais que os produzem.

Sem comentários:

Enviar um comentário