quinta-feira, 18 de outubro de 2012

RESSOAR

RESSOAR


 
Se o som tende para o silêncio no infinito, então, sempre que ouvimos um silêncio audível reminiscente de um som tónico, esse silêncio é tónico. Se mais uma vez me reportar a mim, como ouvinte do que me rodeia neste momento que escrevo este texto no meu escritório, todo o silêncio audível que me é dado a escutar, é a reminiscência da música da Hildgard von Bingen, que a minha esposa ouve neste momento no seu escritório. Desse modo, o silêncio audível que percepciono é tónico.
O ressoar longínquo de uma paisagem sonora tónica será sempre um silêncio tónico. O silêncio audível de uma paisagem sonora não-tónica será sempre não-tónico. Assim, todo o som (tónico ou não-tónico) se transmuta em silêncio audível (tónico ou não-tónico), dependendo unicamente da perspectiva, mas mantendo as suas características de tonicidade ou não-tonicidade, idênticas à do som que lhe deu origem.

Sem comentários:

Enviar um comentário